Laboratório de Estudos da Habitação – LEHAB
O LEHAB foi criado em 2013, sob a coordenação do Prof. Renato Pequeno, e faz parte do Departamento de Arquitetura e Urbanismo/UFC. Suas atividades têm como foco a análise das condições de moradia, reconhecidas como variáveis que melhor indicam as desigualdades socioespaciais nas cidades brasileiras, abrangendo os diferentes agentes da produção da habitação e evidenciando as respostas formuladas em termos de políticas públicas. Destacam-se também o estudo de temas mais amplos relacionados a política e planejamento urbano, e direito à cidade.
O SITE
Esta plataforma online planeja enriquecer o debate sobre o direito à cidade, delimitado aqui como “o usufruto equitativo das cidades dentro dos princípios de sustentabilidade, democracia, equidade e justiça social”, segundo a Carta Mundial de Direito à Cidade, de 2006 (confira o documento na íntegra). O objetivo principal, por meio das postagens, é disponibilizar informações, dados e materiais resultantes de pesquisas e análises realizadas pelo LEHAB e seus parceiros.
Apesar do caráter institucional, a linha editorial do site é aberta e incentiva a publicação de colaborações e iniciativas de organizações, movimentos sociais, grupos e indivíduos que queiram discutir sobre os temas centrais aos quais a plataforma se dedica.
REDES E PARCEIROS
O Laboratório integra diversas redes e grupos de pesquisa (GLOBAU; Observatório das Metrópoles; ReCiMe; Rede de Pesquisadores sobre Cidade e Moradia; Observatório das Remoções). Junto a movimentos sociais, atua principalmente na Frente de Luta por Moradia Digna, Campo Popular do Plano Diretor e Fórum Popular de Segurança Pública. Estas parcerias também decorrem da atuação de seus pesquisadores em outros projetos, anteriores à criação deste laboratório, os quais constituem a base para a sua criação. O LEHAB participa de conselhos e articulações da sociedade civil na perspectiva do cumprimento da função social da Universidade Pública, de forma que suas análises contribuam para efetivação do direito à cidade e à moradia digna. Além das redes de pesquisa o Laboratório atua com instituições e entidades parceiras locais e nacionais como o Escritório Frei Tito, NUHAM, EDHAL, NIGÉRIA, e IBDU.
Redes de pesquisa que o Lehab integra página)
(click na logo para ser direcionado a